798x361artenosbastidores_romeu_julieta

Teatro Riachuelo Rio cria projeto de artes visuais com os bastidores e processos criativos envolvidos em montagens de teatro, começando por “Romeu e Julieta”

Primeira mostra da série “A Arte nos Bastidores” apresentará objetos, projetos e diversas referências, com detalhes do cenário, figurino, visagismo e produção da maior história de amor de todos os tempos

 

Entre a ideia e os aplausos, um verdadeiro time de artistas, técnicos e profissionais se esforça para criar a magia que encanta e inspira plateias todas as semanas no Teatro Riachuelo Rio, o principal palco das montagens musicais apresentadas na cidade. Em menos de dois anos a casa se estabeleceu como um verdadeiro celeiro criativo deste segmento no país, já considerado o terceiro maior produtor de musicais do mundo, e lançou as turnês nacionais de “Chacrinha, o musical”, “Ayrton Senna, o musical”, “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, “Auê” e “VAMP, o musical”. Com curadoria da Aventura Teatros, será lançado o “A Arte nos Bastidores”, uma iniciativa de artes visuais voltada para apresentar os caminhos, intimidades e detalhes da criação teatral ao público. A primeira mostra gratuita da série será sobre o musical “Romeu + Julieta”, que estreou no último dia 09 e tem lotado a casa, onde funcionava o icônico Cine Palácio, no centro da cidade.

 

Transformar a mais famosa história de amor de todos os tempos em um musical foi e é um desafio. Como apresentar, em um formato inédito no Brasil, um tema universal já adaptado para tantas linguagens? Mais do que isso, como montar William Shakespeare sem situá-lo em alguma época ou local, promovendo, ainda, um encontro com o repertório musical de Marisa Monte? Em seu lançamento, o projeto “A Arte nos Bastidores” apresenta mais de 20 croquis originais de figurino, cenário e visagismo do espetáculo, assinados, respectivamente, por João Pimenta, Daniela Thomas e Fernando Torquatto. Dirigido por Guilherme Leme Garcia “Romeu e Julieta” tem encantado com a qualidade artística de sua produção. A partir das peças expostas, o processo criativo passa a ser melhor apreendido pelos olhos dos espectadores. A exposição traz bordados, tecidos, rosas, entre outros itens que ajudam a contar a centenária obra, que une romance e tragédia a partir do amor dos protagonistas e da rivalidade entre as duas famílias: os Capuleto, de Julieta; e os Montecchio, de Romeu.

 

“Como as roupas falam, foi preciso sentir e vivenciar cada personagem para poder traduzir a linguagem individual de cada um na forma de se vestir. Todas as questões embutidas na montagem desse musical foram o  combustível criativo para a criação e desenvolvimento desse  figurino que foi dividido entre prata e ouro, simbolizando a Lua (Romeu) e o Sol (Julieta)”, comenta o estilista João Pimenta.

 

Responsável pelo visagismo da produção, Fernando Torquatto diz que o processo de criação desse trabalho foi bastante afetivo. “O paralelo entre a Lua e o Sol, representa com perfeição o clima de Romeu, mais melancólico, e Julieta, mais solar. Trabalhei esses universos, quente e frio, e levei para a maquiagem e cabelos das famílias criando um efeito em que os personagens transitam pelo palco e seu efeito visual cênico deixa mais claro o confronto.”

 

“As torres de pedra das cidades medievais que inspiraram Shakespeare em Romeu e Julieta foram a fonte do desenho do cenário.  Torres que, ao moverem-se delicadamente pelo espaço, - marcando a passagem do tempo - criam todas as paisagens da história. O casamento cuidadoso com a luz e a encenação, buscaram transmitir a dramaticidade e a emoção dessa história de amor que parece não envelhecer nunca”, conta a cenógrafa Daniela Thomas. A exposição, que vai até o dia 27 de maio tem patrocínio da Riachuelo, Rede D’Or e BMA Advogados e apoio da ESPM, Halliburton, Atlas Schindler e Sem Parar.

 

O Teatro Riachuelo convida a todos para uma viagem pelo universo atemporal de “Romeu e Julieta”, a maior história de amor do mundo!

 

Serviço:

A arte nos bastidores de Romeu e Julieta

Teatro Riachuelo Rio – Rua do Passeio, 40- Cinelândia

Aberta para o público de 13/03 a 27/05

Horário de visitação:

Terça a domingo (e feriados): 12h às 20h
Entrada gratuita

 

prog_06  

MARCAS_SITE_4 (1)