OPES (ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA) - Sopros E Percussão (Música De Cinema) – Infantil

Data: 14 de Setembro de 2021 – Terça, às 19h
Tipo de Evento: Live Gratuita (https://www.youtube.com/TeatroRiachueloRio)
Classificação: Livre
Duração: 60m

 

Release

A Orquestra Petrobras Sinfônica preparou uma programação pra lá de especial voltada para as crianças, dentro da programação da Turnê Online 2021, que será exibida gratuitamente no YouTube do Teatro Riachuelo Rio, sempre às 19h. Como grande entusiasta do contato com a música desde a primeira infância, a orquestra programou um passeio virtual para apresentar para a criançada todos os naipes e possibilidades de uma orquestra, desde concertos com apenas um naipe de instrumentos, seja de cordas ou metais, a orquestra completa, em toda a sua capacidade, até contação de história através da música. Por conta da pandemia do coronavírus, a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza uma turnê online, dedicando um dia para cada cidade que faria parte de seu roteiro presencial. De 22 de julho a 01 de agosto, com transmissão gratuita em seu canal de YouTube (https://www.youtube.com/c/OPESinfonica), f fizeram apresentações especiais para as cidades Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e Curitiba.

 

Com repertórios plurais e lúdicos, que vão além do infantil, apresentando alguns clássicos como Heitor Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº 2), Tchaikovsky (O quebra nozes, op. 71) e Vivaldi (Concerto em Mi maior, “A primavera”, op. 8, nº 1, RV 269), todos os concertos foram pensados dentro de um tempo de duração que respeitasse a capacidade de atenção de crianças menores, entre 30 e 40 minutos. “Os espetáculos infantis que a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza unem a família em torno de propostas lúdicas e expressivas, populares e eruditas, que falam ao corpo e ao coração. Como os sons são produzidos, de onde vêm, como se unem?”, conta Cristiano Alves, clarinetista e membro da Diretoria Artística da Petrobras Sinfônica.

 

Estreando a turnê em homenagem a Curitiba, dia 22 de julho, foi apresentado um concerto com a orquestra completa, com todos os instrumentos.  O segundo, em Belo Horizonte, será apenas com instrumentos de cordas. Vitória vai receber Música de Cinema, com as trilhas sonoras de filmes como Harry Potter, Homem-Aranha e Star Wars, com instrumentos de sopro e de percussão. Em São Paulo será apresentado um quinteto de metais, com obras de Mozart a Luiz Gonzaga;  Brasília terá um grupo de câmara tocando canções populares, como parte do projeto Guia Prático Villa-Lobos, como Cai, Cai Balão, Capelinha de Melão e Pai Francisco; Goiânia vai apreciar um repertório com instrumentos solando, já no Rio de Janeiro, a história infantil Pedro e o Lobo, clássico de Serguei Prokofiev, será contada através da música com narração de Tadeu Aguiar e, fechando essa viagem de descobertas, Salvador será contemplada com uma orquestra completa tocando músicas populares e infantis, reunindo do Mundo Bita, Thriller, de Michael Jackson e Guns N’ Roses, entre outros.

 

BeBeethoven: Concertos Infantis 3 – Sopros e Percussão (música de cinema)

Marcelo Jardim , regente

VÁRIOS AUTORES

O Mundo de Walt Disney

arranjo de Daniel Havens

 

PAUL FRANCIS WEBSTER-ROBERT HARRIS

Homem Aranha: tema de 1967

arranjo de Ricardo Candido

 

JOHN WILLIAMS [et al.]

Harry Potter Medley

arranjo de Ricardo Candido

 

  1. The arrival of baby Harry
  2. Wondrous World

III. Hedwiges theme

  1. Buckbeacks Flight
  2. Obliviate
  3. Double Trouble

 

 

JOHN WILLIAMS

Star Wars

arranjo de Ricardo Candido

 

  1. Cantina Band
  2. Sala do Trono | Créditos Finais
LIVE GRATUITA